Transforme a gestão do Overbooking
Quando problema vira solução, suas receitas aumentam.
Você já acordou com 30% e depois do almoço viu que a sua ocupação estava em 120%?
É o Overbooking, termo usado em vários nichos e que significa excesso de reservas.
Aí você pensa, isso é bom ou devo me preocupar?
O que eu faço, ligo para os outros Hotéis para saber se tem vaga ou espero mais pro final da tarde?
Sem previsão, isso é um problema.
Mas você sabe como utilizar o Overbooking como estratégia para maximizar ocupação e receitas?
E, mais do que isso, você sabe quando os riscos superam a recompensa na adoção dessa ferramenta de gestão?
Então vem com a gente que vamos te explicar tudo que você precisa saber antes de executar
Motivos
Um dos maiores desafios de hoteleiros ao redor do mundo é garantir o máximo de receita e ocupação, e isso não se faz com quartos fechados. Devido a sua natureza perecível, uma noite com unidades sem hóspedes é dinheiro perdido para sempre. Dessa forma, é natural que gestores busquem técnicas, métodos e estratégias para diminuir drasticamente a vacância, seja ela causada por cancelamentos e “NO-SHOWS” ou acontecimentos de força-maior (fechamento de aeroportos, cancelamento de eventos de grande porte, mudança de feriados, pandemia etc).
E é aí que o OVERBOOKING entra.
Overbooking como aliado
Para utilizar o Overbooking como estratégia chave de maximização de ocupação, é necessário calcular uma certa porcentagem de cancelamentos e “NO-SHOWS”.
Apesar de impactar as receitas, o gerenciamento do Overbooking está diretamente relacionado ao inventário de quartos e a alocação de hóspedes, assim como a reservas feitas por todos os canais de venda.
Um exemplo:
Em seu hotel de 100 quartos a alta temporada chegou e as vendas vão bem: 100% de ocupação e muita gente consultando disponibilidade.
Você também notou que historicamente, nesse mesmo período (dia da semana) 10% das reservas são canceladas ou os hóspedes não aparecem.
Considerando que esses dados estão corretos, é CERTEZA ABSOLUTA que você terá unidades vagas, mesmo na alta temporada, mesmo negando reservas. E isso não é uma coisa boa.
Nessa situação, para garantir 100% de ocupação, você pode vender 10 “vagas extras”, já que sabe que 10 reservas serão canceladas.
Portanto, você está vendendo 110 quartos, mesmo tendo apenas 100 fisicamente disponíveis. Isso é chamado de Overbooking.
Dica
Quando feito com cautela e com base em dados estatísticos, o Overbooking é uma ótima opção para mitigar perdas com cancelamentos inesperados, mas se implementado sem os devidos cuidados pode levar seu hotel a perda de reputação, prejuízos financeiros, perda de potenciais negócios e diversas outras dores de cabeça que, com certeza, você não quer ter no seu hotel.
Se você, como no exemplo acima, tem 100 quartos, um histórico de cancelamentos de 10% (ou 10 unidades) e vende os mesmos 10 quartos a mais, chamamos de “Overbooking with caution”, ou “Overbooking com cuidado”. Se você, nas mesmas condições, vende 30 quartos a mais, pode se preparar para o desastre.
O que levar em conta na hora de calcular quantos quartos vender a mais?
Quanto mais informações você tiver, melhor.
Listamos alguns dados-chave para esse cálculo:
– Número total de quartos disponíveis para venda
– Reservas confirmadas
– Reservas GARANTIDAS (pagamentos recebidos de forma antecipada)
– “NO-SHOWS” esperados com base em dados históricos
– Cancelamentos de última hora esperados com base em dados históricos
– Expectativa de reservas – Prever ampliação ou diminuição de tempo de estadia dos hóspedes atuais
Ao conhecer e examinar estes pontos é possível determinar quando e em quais tipos de unidades o Overbooking pode ser feito, aumentando as oportunidades de geração de receita.
Mas e aí, vale a pena?
Você quem vai dizer. Mesmo fazendo tudo certinho, da confiabilidade dos dados históricos a estimativa correta da taxa de cancelamento, o Overbooking é, por essência, “vender mais do que se tem no estoque”. Se todo mundo aparecer, prepare-se para gerir uma crise.
Tabelinha com resumo pros #SomosBen
Prós – Quando dá certo | Contras – Quando Dá Errado |
Ajuda a ter 100% de ocupação, maximizando receita | Má Experiência |
Produz receita de Longo prazo, aumentando lucro | Não Fideliza |
É uma estratégia comum e de baixo risco | Reclamações nas Redes Sociais |
O custo, quando há, é menor que ter um quarto fechado | Gasto com realocação |
Nós utilizamos essa e outras estratégias no Hotel 7 Lagoas, QUE FOI CASE DE SUCESSO NO OMNIBEES DEPOIS DE AUMENTAR AS VENDAS EM 1676%
Voltamos logo, BENjinho BENjinho!