A indústria da hospitalidade mudou.
Desde o boom do AirBnB, a oferta de diárias e acomodações para viajantes aumentou exponencialmente, dificultando a vida dos meios de hospedagem tradicionais.
Mesmo assim, o sonho do hotel próprio continua vivo em muita gente.
Se você é um desses sonhadores, já se cadastra no site da BEN para não perder a série de textos que vão contar como abrir seu hotel do 0 e, mais que isso, como fazer isso preparando sua propriedade para gerar receita desde o dia 1.
E como enrolar não é do feitio da BEN, vamos começar já!
Definindo o Conceito
Provavelmente você já ouviu por ai:
“Para quem não sabe onde vai, qualquer caminho serve”
Não saber para onde ir mata sonhos e negócios no berço.
Portanto, trazer sua visão, seu sonho, para a realidade é um fator crucial para começar seu plano de negócio.
Seu conceito da indústria de hospitalidade moldará toda a identidade do seu negócio, sendo, muitas vezes, fator de decisão para seus futuros hóspedes.
Os principais conceitos são:
- Bed and Breakfast
Traduzindo: Cama e café. São propriedades menores e familiares, onde os hóspedes buscam uma experiência caseira e aconchegante, longe de multidões e agitação.
O café da manhã caseiro é uma tradição e deve ser tratado como merece:
Com destaque! - Hostel
É a versão melhorada dos albergues. Com acomodações compartilhadas e uma atmosfera despojada, é ideal para destinos que recebem muitos estudantes, jovens turistas e viajantes que buscam economia e interação social. - Glamping
Junte “glamour” e “camping”. É o Glamping.
Oferece uma experiência de acampamento confortável e luxuosa, muitas vezes em tendas ou cabanas bem equipadas.
Pode ser interessante para destinos selvagens e para viajantes que buscam uma conexão maior com a natureza, sem abrir mão do conforto e do glamour de grandes hotéis.
- Pousada
Para quem procura um ambiente mais aconchegante e privativo, as pousadas são a resposta. A experiência mais pessoal é um dos diferenciais destas propriedades. - Hotel
É a propriedade de hospitalidade mais tradicional. Contando com uma variada gama de acomodações e serviços, pode pertencer a grandes cadeias, com padronização de atendimento e experiências parecidas entre unidades, ou serem propriedades únicas, com a personalidade do hoteleiro incorporada ao serviço e ao atendimento. - Boutique Hotel
Aqui o ênfase está no design e na singularidade da propriedade. Arquitetura arrojada, serviços específicos, pessoal especializado nas comodidades oferecidas e total personalização da estadia são os detalhes deste tipo de negócio de hospitalidade, - Resort
O destino preferido de quem busca entretenimento em destinos paradisíacos. Seja na praia ou na montanha, os resorts oferecem atividades para toda a família, amenidades de luxo e muito relaxamento.
Lembre-se:
Considere cuidadosamente qual conceito melhor se alinha com seus objetivos e recursos. A definição clara de seu conceito é o primeiro passo para criar uma experiência única e atraente para seus futuros hóspedes
Definida sua visão, é hora de verificar se ela é adequada e se tem potencial para se tornar um negócio viável.
Pesquisa de Mercado
O Panorama da Hotelaria Brasileira de 2023, produzido pelo Fórum de Operadores Hoteleiros do Brasil (FOHB) e HotelInvest, prevê investimentos de até R$5,7 bilhões até 2027, animando os players do setor no país.
Um dos destaques da pesquisa é a percepção da falta de empreendimentos de luxo e alto luxo no Brasil.
Com o insight das pesquisas, é possível direcionar os esforços e adequar sua visão as necessidades do setor que você pretende operar.
Como fazer sua própria Pesquisa de Mercado
Como dissemos anteriormente, uma pesquisa de mercado abrangente ajudará a tomar decisões informadas e a adaptar sua estratégia para atender às necessidades de seus futuros hóspedes.
Você não precisa contratar terceiros, mas entenda que essa etapa é crucial para o sucesso do empreendimento.
Quer colocar a mão na massa?
Siga os seguintes passos:
- Análise da Demanda Local
O primeiro passo é determinar qual a demanda por hospedagem na área escolhida. As principais questões a se considerar são:
– Qual a alta temporada e qual a baixa?
– Qual a demanda para ambas as temporadas?
– Quais os eventos locais que atraem viajantes?
– Quais atrações turísticas estão na sua área de atuação?
– Avalie a concorrência: Existem muitas opções de acomodação na região? Quais estão tendo boa performance e quais não? Quais os motivos desses resultados?
Quanto mais informações você reunir, mais chances de sucesso terá ao tirar seu sonho do papel. - Perfil do Público-Alvo
Quem você quer atrair? Essa resposta irá moldar sua atuação desde o começo. São essas pessoas que você irá hospedar, é para elas que seu negócio existe.
Entenda o perfil demográfico e as preferências de quem você quer receber.
As questões principais que precisa responder são:
– Idade, gênero e origem geográfica típica de seus hóspedes.
– Motivações de viagem: Turismo, negócios, lazer, etc.
– Expectativas de preço, conforto e comodidades. - Tendências de Mercado
Estar atento as tendências do setor de hospitalidade é essencial para um novo player. É aqui que o hoteleiro tem a oportunidade de largar na frente da concorrência e oferecer experiências únicas para o viajante.
Aqui também entra as novas diretrizes da indústria hoteleira e as novas práticas, como sustentabilidade, tecnologias incorporadas e responsabilidade social
A pesquisa de mercado é um passo crítico para moldar seu negócio de hospitalidade. Compreender a demanda e o público-alvo permitirá que você adapte seu conceito de maneira eficaz.
Parcerias Estratégicas para Pesquisa e Desenvolvimento
Muitos hoteleiros de primeira viagem não se sentem confortáveis ao pesquisarem o mercado por conta própria.
Outros, mais experientes, estão envolvidos em tantas etapas que fica difícil fazer tudo sozinho.
É aí que entra as parcerias estratégicas.
Com know-how e expertise, empresas especializadas no segmento podem oferecer direcionamentos valiosos, além de contatos e networking com outros players.
Além da BEN, existem outras consultorias que podem te ajudar nesta etapa.
Nós separamos algumas delas para exemplificar:
- Hotelinvest
Com sede em São Paulo, tem soluções para toda cadeia da indústria de hospitalidade.
Podem ajudar a elaborar a ideia, o projeto e a operação da propriedade, além de contar com assessoria estratégica, gerenciamento de fundos imobiliários e multipropriedades. - JLL
Podem ajudar a comprar, construir, ocupar e investir numa variedade de ativos, incluindo ativos industriais, logística, comerciais, residenciais, de retalho e de hotelaria.
Elaboram estudos de mercado detalhados e feitos sob medida para as necessidades do cliente.
Sede em Portugal. - THR
Está em Barcelona, Espanha, mas atua no mundo todo.
Com o objetivo de criar valor em cada etapa do projeto, a THR atua na planificação e gestão, no marketing, na rentabilidade e na concepção e desenho de novos atrativos para o destino turístico.
Com projetos em vários países, é um player global. - HVS
Os americanos não brincam em serviço. Com soluções para todo tipo de empreendimento, podem ajudar na elaboração de qualquer etapa do planejamento e gestão, contribuindo com experiência e informação coletada por eles mesmos. Suas publicações sobre o mercado hoteleiro estão cheias de insights valiosos e tendências que podem ser exploradas por gente do mundo todo.
Vale a pena conhecer.
Localização
A localização é uma das decisões mais impactantes que você tomará ao criar sua propriedade de hospitalidade. Ela não apenas influencia o tipo de hóspede que você atrairá, mas também afeta seu potencial de receita e sucesso a longo prazo.
Aqui estão os aspectos a serem considerados ao escolher a localização:
- Proximidade a pontos interessantes
Considere se sua propriedade estará próxima a atrações turísticas, centros de negócios, praias ou quaisquer outros pontos de interesse que atraiam seus hóspedes-alvo.
Cada destino tem suas particularidades, sendo a distância de comodidades e atrações um ponto chave na definição da estadia de muita gente, principalmente em regiões onde “os motivos” da viagem são concentrados em determinadas áreas do destino. - Acessibilidade
Verifique a acessibilidade da localização, incluindo a proximidade de aeroportos, estações de trem, rodovias, barcas e etc.
Quanto mais fácil for para os hóspedes chegarem, melhor. - Demanda na Área
Após sua pesquisa de mercado determinar a demanda geral da região, foque na sua área específica de atuação. Confirme se a área possui demanda por acomodações, tanto em épocas de alta quanto de baixa temporada. Estude as tendências de ocupação e sazonalidade.
Exemplo: Sua pesquisa de mercado determinou que há espaço para Hostels na baixada santista. Mais ainda, determinou que a cidade de Praia Grande é uma região carente deste tipo de acomodação.
O foco agora é determinar qual o bairro exato dessa necessidade? Você precisaria de um local mais próximo da praia ou da região central de comércio? - Concorrência
Analise a concorrência na região. Muitos concorrentes podem indicar uma alta demanda, mas também uma competição acirrada.
O objetivo é, novamente, aprofundar a análise de mercado inicial, focando nos detalhes da atuação dos concorrentes da região e identificando oportunidades e ameaças existentes. - Segurança e Ambiente
A segurança do bairro e o ambiente geral são fatores críticos para o conforto dos hóspedes. Avalie o entorno em termos de segurança, limpeza e atratividade.
Ninguém quer se hospedar onde as chances de ser furtado/roubado são altas, nem passar férias onde a poluição é mais notada que a beleza natural. - Potencial de Crescimento
Considere o potencial de crescimento da área. Uma região em crescimento pode oferecer oportunidades de expansão a longo prazo. - Características Únicas
Para destinos incomparáveis, nada melhor que estar perto do que faz este destino ser único. Pense em qualquer característica específica da área que possa ser um diferencial único para seus hóspedes. Um exemplo fácil é o Cristo Redentor: Só tem no Rio de Janeiro.
Escolher a localização certa é um equilíbrio entre atender às necessidades de seus hóspedes e garantir a viabilidade de seu empreendimento.
Não negligencie esta etapa.
Regulamentação e Requisitos Legais
Abrir e operar uma propriedade de hospitalidade envolve várias regulamentações e requisitos legais.
É essencial estar preparado para essas questões desde o início para evitar problemas legais, e prejuízos, no futuro.
Considere:
- Licenças e Permissões
O Brasil é um pandemônio de regulações. Cada cidade tem a sua específica e, muitas vezes, ela difere até mesmo de bairro para bairro.
A Omnibees deu um panorama geral, mas é vital você procurar os requisitos específicos do local escolhido no momento do início do projeto.
Fique atento as mudanças e atualizações, já que são rotineiras e podem atrapalhar todo seu planejamento. - Regulamentos de Segurança
Certifique-se de cumprir os regulamentos de segurança, como normas de incêndio, saídas de emergência, alarmes e sistemas de segurança. São itens obrigatórios e necessários para obtenção das licenças e permissões não só no Brasil, mas no mundo todo. - Requisitos Sanitários
Mantenha padrões rigorosos de higiene e segurança alimentar se você planeja oferecer alimentos e bebidas aos hóspedes. Além disso, com a Pandemia, a atenção aos padrões sanitários aumentou, deixando de ser uma preocupação apenas da cozinha.
Certifique-se que irá atender aos novos padrões exigidos por toda comunidade de viajantes. - Leis Trabalhistas
Esteja ciente das leis trabalhistas que se aplicam a sua propriedade, incluindo contratação, horários de trabalho e pagamento de funcionários.
Com grande parte das acomodações no país sendo de empresas familiares, é comum nos depararmos com hotéis incríveis atolados em processos trabalhistas e queimando capital pagando advogados e indenizações. - Normas de Acessibilidade
Garanta que sua propriedade seja acessível a pessoas com deficiências, em conformidade com a legislação. Ter a obra embargada ou a propriedade multada por não prever o acesso PCD é um erro inadmissível em tempos de inclusão e promoção da diversidade. - Regulamentos Tributários
Compreenda os impostos locais, estaduais e federais que se aplicam ao seu negócio e esteja preparado para cumprir as obrigações fiscais. O Brasil tem um sistema tributário complexo, com pesquisas revelando que é o principal entrave para o desenvolvimento da economia. A reforma tributária pretende melhorar o quadro mas, até lá, fique atento aos detalhes. - Direitos do Consumidor
Compreenda os direitos e as proteções ao consumidor aplicadas aos serviços de hospedagem. O desrespeito a essa regulamentação pode gerar impactos negativos importantes como multas, suspensões e campanhas difamatórias na redes sociais. - Proteção de Dados
Nós já falamos da importância da coleta de dados para os negócios de hospitalidade aqui no Blog da BEN. E com a coleta, vem a responsabilidade na gestão destes dados. Esteja em conformidade com a LGPD e tenha uma política clara para coleta, utilização e proteção dos dados de hóspedes.
Não esqueça de comunicar essa política com eficiência.
Certificar-se de que seu projeto está em conformidade com todas as regulamentações e requisitos legais é fundamental para evitar problemas que possam prejudicar seu planejamento e sua futura operação.
Consultar um advogado ou especialista em regulamentações para garantir que você esteja em conformidade com todas as leis locais, estaduais e federais relevantes pode ser um caminho interessante caso haja orçamento disponível.
Prepare-se Para a Parte 2
Esta é apenas a primeira parte de uma série de publicações voltadas para quem quer tirar o sonho de empreender no ramo hoteleiro do papel.
Hoje, nós falamos sobre o PLANEJAMENTO INICIAL, e cobrimos os seguintes tópicos:
- Definindo seu conceito: Hostel, pousada, hotel ou outra forma de acomodação?
- Pesquisa de mercado: Análise da demanda local e do perfil do público-alvo.
- Localização: Escolha do local adequado para a propriedade.
- Regulamentações e requisitos legais: Licenças, permissões e regulamentos a serem considerados.
A parte 2 vem aí, considere se cadastrar na nossa newsletter para não perder nada.
Nós dividimos toda a jornada de abertura do 0 em 7 partes, com todas sendo disponibilizadas de graça e baseadas em toda experiência construída pela equipe da BEN Hotelaria durante todos esses anos de atuação.
Nós já ajudamos dezenas de empreendedores e podemos ajudar você.
Até a parte 2!