Turistar pela própria região ganha força e é alternativa de receita para hotéis
Antes de qualquer coisa, vamos nos familiarizar com o conceito: Staycation significa aproveitar hotéis, tours, atrações e outros equipamentos turísticos na sua própria região. Combina as palavras inglesas “stay” (ficar) e “vacation” (férias), dando o significado de “férias perto de casa”. Nos EUA também podem ser chamadas de “Holistay”, junção de “Holyday” (feriado) com “stay”. Também dá o sentido de lazer em família durante os feriados, sem percorrer grandes distâncias para isso.
Tem também termo técnico, em português mesmo: Viagens “Hiperlocais”
(PS: Vamos chamar de staycation mesmo!)
Já entendeu os motivos desse tipo de viagem estar em alta na pandemia?
Ganhando Força em 2021
Apesar de ser um conceito bastante conhecido no mundo, principalmente no EUA e Reino Unido, a prática do staycation engatinhava no Brasil até os duradouros efeitos da pandemia de Covid-19.
Com as semanas de isolamento e distanciamento sociais aumentando, as famílias buscam meios seguros de saírem da exaustiva rotina doméstica, sem gastar tanto e com o mínimo de risco possível.
É nesse contexto que “férias sem viajar” se tornaram opções interessantes para quem não aguenta mais olhar para as mesmas paredes, vizinhos e cenários.
E os hotéis de sucesso já entenderam isso!
É bacana porque você acaba sendo apresentado a um universo de possibilidades que não tinha acesso antes, por uma série de razões, falta de interesse ou de oportunidade. É uma valorização da cidade, da história e dos atrativos dela. Reforça o sentimento de pertencimento das pessoas ao lugar que elas moram
João Paulo da Silva – Turismólogo e Prof. Universitário para o IG
2 Benefícios Imediatos Para a Hotelaria
- Diminui a Ociosidade
Hotéis dependem (ou dependiam) de viajantes “externos”, de outras cidades, estados ou países, e a pandemia praticamente zerou o trânsito entre localidades distantes.
Era de se esperar a queda brusca na ocupação média, destruindo receitas e fechando negócios ao redor do mundo.
Com o staycation crescendo entre brasileiros, é possível investir no turista local, que quer apenas alguns dias de folga em outro lugar que não seu lar: Com distração para as crianças, amenidades e aquele sentimento de “diferente”.
É uma maneira descomplicada e segura de espairecer em tempos de pandemia. - Ticket Médio Maior
No staycation o hotel não é “só um quarto”, mas, sim, uma experiência. Gastando menos com passagens e despesas de deslocamento, sobra mais dinheiro para acomodações melhores, serviços mais luxuosos e amenidades mais exclusivas, tornando a estadia dos turistas locais mais lucrativas para o hotel.
Hotéis com espaços abertos e atividades de recreação e lazer saem na frente.
Atraia o Viajante Local
No último artigo do blog, falamos sobre os dados que o hotel coleta e a importância deles na análise de cenário e nos insigths que gestores obtém para maximizar receitas e lucro.
Aqui os dados voltam a ser importantes: Você tem recebido hóspedes da mesma cidade e região?
Se sim, por quais motivos?
Se não, como atraí-los?
Algumas dicas que tem feito a diferença em hotéis de São Paulo, polo urbano e que, depois do Rio de Janeiro, tem se tornado referência em staycation:
- Crie pacotes especiais para hóspedes procurando Staycation
Ao adicionar benefícios para quem está querendo espairecer na própria cidade, o hotel promove este tipo de turismo e incentiva outros potenciais viajantes a aderir. Ao conseguir curtir acomodações e serviços que não poderia fora de condições excepcionais, o hóspede tende a considerar a experiência bastante agradável, espalhando a notícia e gerando novas oportunidades.
Lembra do nosso texto sobre NPS? Hóspede satisfeito volta e indica para amigos. - Altere regras para pets
Vários hotéis tem adaptado suas rígidas regras contra pets. Ao abrir o leque para quem não tem como deixar o pet com terceiros, ainda mais para destinos próximos, é possível testar novas dinâmicas e impactos, nas receitas, despesas e experiências dos hóspedes, te dando a oportunidade de reavaliar a liberação de pets em outras épocas e/ou áreas do hotel. - Dê descontos e mimos
Criar pacotes inteiros pode ser bastante complicado, mas não é por isso que seus hóspedes locais não podem ter algum tipo de carinho extra.
Experimente oferecer café da manhã grátis na hora do check-in, descontos em bares e restaurantes do hotel, estacionamento grátis ou late check-out para motivá-lo a praticar o staycation mais vezes.
Aqui a criatividade pode rolar solta e depende do que exatamente seu hotel oferece e quais os custos envolvidos em cada mimo ou desconto. - Faça campanhas de ADS (anúncios em buscadores e redes sociais) voltadas para regiões próximas
Com as inúmeras possibilidades de direcionamento dos anúncios na internet, é condição básica para qualquer negócio de sucesso a correta configuração do público que irá receber seus anúncios.
Ao selecionar sua região como alvo da campanha digital, enriqueça a I.A. das plataformas com informações específicas sobre seu perfil de cliente ideal e utilize benefícios voltados para o tipo de experiência que está oferecendo. - Crie ações de cunho social
Ações sociais são ótimas formas de envolver a comunidade com sua marca e seus valores. Além de ser um requisito para qualquer negócio no país, responsabilidade social traz visibilidade, reconhecimento e novas formas de se relacionar com a comunidade, trazendo o aspecto humano para o centro das atenções.
É especialmente benéfico integrar objetivos pontuais do negócio com uma visão maior de impacto social, abrindo possibilidades enormes para todos
Alguns dados
A Booking divulgou o Relatório de Viagens Sustentáveis, pesquisa sobre as preocupações dos viajantes pós pandemia de Covid-19 e quase metade (47%) responderam que a pandemia foi “ponto de virada para que os viajantes se comprometessem com a sustentabilidade”, trazendo preocupações não só com destinos turísticos mas também no próprio dia-a-dia. 78% também responderam que vão dar prioridade para locais que “preservem seus tesouros”.
A pesquisa ouviu mais de 29 mil viajantes em 30 países, e o brasileiro acredita que “agir agora para salvar o planeta para as gerações futuras” é urgente: 85% deles concordaram com essa afirmação, o terceiro maior índice entre todos.
Nove em cada dez viajantes brasileiros (89%) pretendem reduzir seu consumo de energia (por exemplo, desligando as luzes e o ar-condicionado quando não estiverem no quarto de hotel), e 85% querem usar meios de transporte mais ecológicos, como bicicletas, em vez de táxis ou carros alugados.
Está percebendo que o Staycation, além de ser um salva-vidas na pandemia, tem potencial para se tornar uma das principais fontes de hóspedes?
Tem mais dados legais na pesquisa completa, e a Pequenas Empresas Grandes Negócios fez matéria bastante interessante também.
Vale a pena conferir.
Ao cruzar os dados da pesquisa da Booking e de outra apresentada no fórum Panrotas, fica claro o amor do brasileiro por viagens, hábito que não pretende abandonar.
Viajar está entre os 5 principais sonhos do brasileiro, sendo o principal para 14% deles. Para 86% dos entrevistados, viajar é uma oportunidade de ter experiências novas e 79% acreditam que sempre vale o investimento. Questionados sobre os próximos dez anos, 67% viajará mais, 17% viajará no mesmo ritmo que agora e 16% viajará menos. Além disso, 58% querem fazer uma viagem nacional e 24% desejam ir para o Exterior, porcentagem que deve diminuir devido a taxa de câmbio e as restrições ainda em vigor decorrentes da pandemia.
Outro ponto relevante é que as famílias brasileiras vão gastar com viagens aproximadamente R$ 69,7 bilhões.
Staycation veio para ficar
As condições que fizeram do staycation sucesso lá fora estão presentes no Brasil:
Dificuldades econômicas, restrição a viajantes devido a pandemia global, preocupação com meio-ambiente e amor por novas experiências tornaram essa modalidade de viagem opção permanente para viajantes e hotéis do mundo todo, aumentando as taxas médias de ocupação e criando receita onde antes não havia nada.
Vai ficar fora dessa?
Se precisar de ajuda, entre em contato.
A BEN está aqui para te ajudar a atingir todo o potencial do seu hotel ou pousada