Se para você o estagiário é quem serve café e atende telefone, preste atenção:
Você precisa se atualizar!
Todo mundo que começa a entender melhor o mundo corporativo já ouviu que estagiário é o “faz tudo” da empresa. As piadas são sempre com ele, a culpa é sempre dele, nem o café sai a gosto.
Esqueça toda essa baboseira:
No mundo de hoje, o estágio é a porta de entrada para talentos, inovação e diversidade.
Se quiser que a cultura da sua empresa seja sempre replicada e que tenha menor turneover dentro da equipe, invista na sua base.
O exemplo vem de cima
Pode procurar:
Não há uma grande empresa, de qualquer setor, que não tenha um programa de estágio e trainee.
Antes vistos como empregados baratos e sem experiência, os estagiários se transformaram em um dos principais focos dos departamentos de RH, com programas dos mais variados tipos e investimentos cada vez maiores.
Um dos programas de estágio mais venerados é o do GOOGLE, que foi retratado até em filme.
Em linhas gerais, o programa seleciona através das habilidades práticas da pessoa, olhando muito mais que a instituição de ensino que frequentou, ou que cursos extra-curriculares elas tem.
Todo o processo é voltado para a habilidades de adaptação e de resolução de problemas, priorizando o trabalho em grupo e a criatividade, sempre tendo em mente a melhora do serviço.
Parece difícil, mas seu hotel pode ter um programa de estágio com os mesmos objetivos:
Gerar quadros qualificados para atuarem como futuros líderes!
Antes de Começar, saiba:
- Primeiro estudantes, depois trabalhadores
Os estagiários precisam se dedicar aos estudos e o estágio é um complemento prático a teoria. Com duas jornadas, uma boa dica é oferecer flexibilidade de horário ao anunciar a vaga, aumentando suas chances de atrair mais candidatos e, assim, maximizar as chances de contratar um futuro ótimo profissional. - O objetivo maior é ganhar experiência
Seu hotel será a porta de entrada do mercado de trabalho. É no seu programa de estágio que a pessoa terá o primeiro contato com o mundo real dos negócios, os desafios e particularidades que a prática impõe sobre todo conhecimento teórico. É o momento de desenvolver networking, conhecer a fundo a rotina do segmento e iniciar o próprio desenvolvimento profissional.
É uma grande responsabilidade para o mentor. Ele precisa estimular o estagiário e desafiá-lo, propiciando um ambiente de aprendizado contínuo.
A dica aqui vem do Google e já falamos na abertura do texto: Foque nas competências humanas na hora da seleção, busque perfis alinhados a cultura da empresa e aos princípios e valores que você quer transmitir para toda a comunidade. - Contrate pelos motivos certos
Nós vamos falar das vantagens financeiras, mas não aqui.
O que você precisa entender antes é que apesar de ser uma boa desse ponto de vista, gastar menos é um benefício colateral.
Ao identificar uma necessidade de pessoal e entender que é preciso alguém já com vivência na hotelaria, não contrate um “estagiário”
Entre aspas porque ao fazê-lo, você estará dando função e responsabilidades de um sênior, pagando como estagiário. Isso resulta em decepção para todo mundo. Fica nítido a tentativa de tirar vantagem.
E, cá entre nós, esse truque é velho e só depõe contra você e sua empresa.
Alguns Dados
Em 2020 o CIEE entregou o 11° Prêmio Melhores Programas de Estágio, com base em pesquisa feita com mais de 17 mil estagiários e 719 empresas. A pesquisa indicou que a remuneração média é de R$703,54 e os contratos são de cerca de 15 meses.
Também há outros números: Cerca de 93% dos estudantes enxergam o estágio como fundamental para conseguir bons empregos no futuro e 58% deles estão satisfeitos no estágio, com o número de satisfação chegando a 84% quando perguntados se desejam seguir na empresa que estão.
Num bom programa de estágio, o jovem fica satisfeito com o aprendizado no ambiente de trabalho, recebe orientações sobre a atividade desempenhada, coloca em prática o que ele vive na instituição. Ele sente que está aprendendo a ser um bom profissional
Maria Auxiliadora Paré, Supervisora de Planejamento e Controle de Atendimento do CIEE para matéria da VC/SA
Vantagens de Manter Estagiários
Empresas profissionais em recrutamento tem sido a base para as contratações da BEN na seleção de estagiários para todos os hotéis que ajudamos a crescer, tornando o processo mais rápido, assertivo e focado nas necessidades dos hotéis e dos estudantes.
Olha só algumas vantagens que um quadro de estagiários ativos traz para seu negócio:
- Para as empresas, o programa de estágio representa a possibilidade de recrutar e capacitar futuros profissionais, facilitando a descoberta de novos talentos que assegurem a formação de quadros qualificados de recursos humanos.
- Ao ter um programa de estágio, as organizações também abrem um importante canal de intercâmbio com instituições de ensino, o que facilita o fluxo de informações para dentro da empresa à respeito dos avanços conceituais e tecnológicos da área de atuação da mesma.
- Outro ponto que deve ser ressaltado é o investimento operacional de um estagiário para a empresa, que é mais enxuto quando comparado ao colaborador que está vinculado pela CLT.
- Para a empresa é uma decisão acertada, porque está contratando e desenvolvendo essas pessoas e criando um celeiro de talentos dentro da própria organização, onde está multiplicando a cultura da empresa e ensinando quais são as competências esperadas para essas vagas.
- Possibilidade de renovação para funcionários já experientes e preparados para treinar e fortalecer a cultura da empresa, ao terem a oportunidade de ensinar e supervisionar os estagiários, podem rever processos e aprender ensinando.
Fonte: Portal CIEE
Além do CIEE, nós também queremos te dar mais alguns motivos para acreditar no potencial de contratar estagiários de forma estratégica: - São Motivados
Para os estagiários tudo é novidade. Atividades chatas, rotineiras, podem ser encaradas como oportunidades para esses novos ingressantes do mercado de trabalho mostrarem todo seu potencial. Dê a chance de se vestirem melhor, de executarem tarefas desafiadoras e que expandam os limites do aprendizado e veja a mágica acontecer - Sonham Grande
O começo da vida profissional é linda, parece um campo inexplorado, prestes a ser desbravado. E a maioria dos estagiários enxerga seu futuro como brilhante, sentem que vão chegar ao topo de suas carreiras, comandando seus próprios hotéis ou gerenciando grandes redes internacionais. Eles ainda não foram engolidos pelo dia-a-dia tedioso e nem desencorajados por chefes ruins e processos engessados.
Eles podem ser o link entre as novas fronteiras do conhecimento acadêmico (teoria da faculdade) e a prática no seu negócio. - São Leais
Não existe mais aquela coisa de “explorar” funcionário: As relações de trabalho modernas baseiam-se em colaboração e reciprocidade.
Se você contratou o estagiário com o perfil certo, deu a ele as ferramentas e os incentivos necessários e garantiu um ambiente de trabalho acolhedor e com alto nível de aprendizagem, acredite: O estagiário irá reconhecer e além de permanecer mais tempo com você, tem grandes chances de se tornar um advogado da marca - São Diversos
As universidades tem pessoas de todas as idades, cores, gêneros e origens sociais, dando ao hotel a oportunidade de agregar talentos com vivências e experiências individuais diferentes das presentes no negócio, contribuindo para a inovação, criatividade e conhecimento das mais diferentes realidades existentes.
Resumo das Oportunidades
O Portal do Estágio resumiu bem as oportunidades geradas ao se instituir um programa de estágio nas empresas:
- Reduzir Custos
Já falamos que você não deve encarar o estagiário como mão-de-obra barata para servir cafezinho e ser o alvo das brincadeiras da equipe. A oportunidade é de colocar em prática o que ele aprende na universidade, com a ajuda de profissionais mais experientes. No âmbito financeiro, a empresa conta com menos burocracia e isenção de encargos ao contratar um estagiário. Este é um fator chave, principalmente para empresas que desejam investir em suas equipes em médio e longo prazo. - Contratação Segura
O estágio é regido pela lei 11.788/2008, que dispõe sobre os direitos e deveres das partes neste tipo de contrato de trabalho. O estagiário precisa estar matriculado em uma instituição de ensino e durante o período do contrato são exigidos relatórios de desempenho que são avaliados pelo gestor, pela instituição de ensino e pelo próprio estagiário. - Profissional Proativo
Com o mercado cheio de profissionais desmotivados e com vícios, ensinar alguém o zero a trabalhar tem inúmeras implicações. Além da construção de vínculos mais duradouros, o estagiário está disposto a aprender e colocar em prática tudo que aprende, e o faz da maneira mais adequada a cultura e necessidade do seu hotel.
Ao conseguir um estágio, o estudante quer adicionar experiência prática, ganhar habilidades e estar preparado para outras oportunidades dentro da própria empresa, o que normalmente se traduz em um profissional mais antenado e proativo. - Formar e Captar seu Futuro Talento
Uma grande dificuldade das empresas é contratar profissionais que tenha a visão da empresa e, ao mesmo tempo, tenham capacidade técnica e experiência.
Com um bom programa de estágio você irá criar “na base” esse profissional. Você terá a oportunidade de treiná-lo dentro do código de cultura do negócio, tornando sua equipe em uma das suas vantagens competitivas.
Se isso já é regra para empresas gigantes de diversos setores, imagina só o que ótimas equipes podem fazer por negócios baseados em hospitalidade? - Inovação
Sempre importante estar em contato com as novidades do setor. Ao trazer para dentro quem está aprendendo em primeira mão os avanços teóricos, é possível tornar o estagiário muito mais que um simples aprendiz.
Os estagiários têm interesse em conhecer toda a rotina da empresa, entrando em contato com diversos problemas e imprevistos, tendo a oportunidade de propor soluções criativas e alinhadas com o que há de mais recente na literatura acadêmica. O trabalho em equipe também é estimulado, já que profissionais mais experientes passam suas vivências e aprendem novas formas de encarar situações desafiadoras.
Conclusão
Ao decidir por uma nova contratação para sua equipe, pense com carinho nos estagiários e nas possibilidades abertas com esse perfil.
Segue algumas dicas:
- Antes de contratar, desenhe as necessidades e como esse estagiário irá supri-la.
- Avalie os candidatos mais com base na sua adaptação a cultura da empresa, no dinamismo e caráter do que experiência.
- Faça um cronograma para o estagiário ter acesso a todas as áreas, proporcionando um treinamento completo
- Não veja ele como um “simples estagiário” e sim como um profissional em formação.
- Tenha feedbacks constantes.
- Incentive e direcione o mesmo ao que tem de melhor.
- Se possível efetive após o contrato de estágio
Tendo clareza nos objetivos e práticas que sua cultura organizacional prega, fica ainda mais fácil enxergar o potencial de trazer um jovem talento.
Na BEN temos a oportunidade de participar da seleção de novos talentos em vários dos hotéis e pousadas que ajudamos a operar, e podemos dizer com tranquilidade que os estagiários são parte importante na construção do valor agregado que temos como objetivo em todas as nossas operações.
No fim das contas, principalmente em negócios baseados em hospitalidade, as pessoas são a chave para o sucesso.
Acredite no estagiário, ele acredita em você!