Além das avaliações e do ranking, a maior plataforma de viagens do mundo tem ferramentas que te ajudam a maximizar receitas e aumentar os lucros
Com cerca de 450 milhões de viajantes mensais usando a plataforma, o Tripadvisor entrega mais de 850 milhões de opiniões únicas, sobre cerca de 8,6 milhões de hotéis, pousadas, restaurantes, atrações turísticas, companhias aéreas e cruzeiros ao redor do mundo.
Além de comparar opções na região, é possível reservar serviços diretamente, encurtando a jornada de compra e fechando mais negócios com viajantes do mundo todo.
Tem certeza que vai deixar seu estabelecimento fora de um dos maiores players do mundo?
Comece pelo Básico
O primeiro passo para tornar o Tripadvisor uma ferramenta poderosa de aumento de receita é tendo uma página bem cuidada na plataforma.
Com informações precisas e fotos escolhidas a dedo, seu perfil é a primeira chance de impressionar viajantes e garantir reservas rapidamente, sem gastar nada.
Além disso, o Portal do Administrador contém ferramentas bastante interessantes para gerenciar as interações e administrar sua presença na plataforma.
Ranking de Popularidade
Quando usuários procuram por regiões no Tripadvisor, a ordem dos resultados de pesquisa são mostrados com base no ranking de popularidade da plataforma.
O ranking reflete a posição do seu hotel em relação a concorrência, e tem como base as avaliações dos usuários.
Quanto mais alta for a sua classificação, maior será a chance de seu hotel ser visto quando pesquisarem sua região.
O que influencia o Ranking?
Os três principais fatores são:
- Qualidade das Avaliações
Altas pontuações na avaliação por círculos (1 a 5) impactam positivamente sua posição no ranking.
Seu objetivo principal é contar ao hóspede qual experiência ele terá: Isso se faz descrevendo em detalhes o que seu hotel oferece e mantendo fotos atualizadas e que refletem a atual condição das acomodações.
Durante a estadia, entregue o que prometeu e, se possível, supere as expectativas.
Consistência é a chave: Continue recebendo avaliações positivas e suba no ranking. - Quantidade de Avaliações
Incentive os hóspedes a avaliarem a estadia. Quanto mais avaliações hotel tiver, melhor para o ranking de popularidade.
O Portal do Administrador no Tripadvisor oferece, gratuitamente, diversas ferramentas para você incentivar o hóspede a deixar seu comentário, de e-mails personalizados a widgets e artes para impressão.
Use e abuse dessas opções. - Recenticidade das Avaliações
Feedbacks recentes tem mais peso que os antigos. Isso porque, como já falamos, o ranking é feito em relação aos concorrentes da região, dando bastante valor ao atual momento do hotel.
Esse método permite que hotéis recém abertos briguem de igual para igual com estabelecimentos já consolidados, dando ênfase maior a experiência do cliente.
A questão tem a ver com ótima hospitalidade. Proporcione experiências inesquecíveis, incentive os hóspedes a fazer avaliações e aprenda com os feedbacks recebidos.
Você verá que o esforço vale a pena!
Mais que uma Nota
Avaliações não são números aleatórios, que o hóspede define quando recebe seu questionário.
A hospitalidade do seu hotel começa a ser avaliada na definição dos clientes que você procura, passa pela jornada de compra, seja online ou offline, e se encerra após a estadia.
É óbvio que a etapa crítica é a estadia, momento que você e sua equipe tem contato pessoal com o hóspede e tem a chance de encantá-lo para sempre.
No fim, o resultado da avaliação é aquele match entre o que o cliente procurou, o que você ofereceu, o que entregou e o preço que cobrou por isso.
Aqui na BEN nós resumimos esse match em: Cliente certo, pelo preço certo, para a experiência certa.
Lembre-se: Você é avaliado por todo o processo de compra e o processo começa dentro da cabeça do hóspede, com a definição da necessidade e dos pontos inegociáveis para ele. A partir daí, é sua responsabilidade municiá-lo de informações relevantes e cumprir o que prometeu.
A nota/avaliação é reflexo da experiência como um todo.
Ferramentas Premium
As ferramentas pagas do Tripadvisor são bastante interessantes, tanto para aprimorar o Business Intelligence quanto para gerar mais demanda.
De números comparativos a benefícios especiais para viajantes que assinam a plataforma, uma das melhores soluções disponíveis é a possibilidade de qualquer usuário fazer reservas diretamente no site do hotel, te dando mais liberdade para gerar tráfego para seu site e diminuindo o pagamento de comissões para intermediários.
As ferramentas premium também incluem mais opções de envio e gerenciamento de feedbacks, anúncios, insights sobre viajantes e concorrentes, escolha fotos e avaliações preferidas, storyboard melhorado com opção de inclusão de vídeos e mais. O objetivo aqui é gerar mais interesse pelo seu hotel enquanto busca ser mais estratégico, analisando ações e omissões da concorrência.
Alguns Números
Se você chegou até aqui já deve ter entendido o impacto que o Tripadvisor pode ter no seu hotel. De vitrine para o mundo todo até ferramentas para aumento da produtividade, o portal de viagens é bastante reconhecido pelos viajantes, inclusive, influenciando a escolha de destinos.
Alguns números mostram mais sobre o comportamento das pessoas na hora de viajar e como se relacionam com o Tripadvisor:
- Em média, as pessoas começam a planejar uma viagem mais de 20 semanas antes da data.
- Acessam cerca de 182 páginas de conteúdo durante a pesquisa
- Navegam por 34 site de viagens
- Iniciam mais de 40 pesquisas
- 62% dizem ter um orçamento estipulado para a viagem toda
- 85% dizem economizar em outros gastos para poderem viajar
- 73% começam a pesquisa sem um destino em mente
- 49% dizem que o Tripadvisor os inspirou a visitar um destino não cogitado anteriormente
- 74% dos viajantes que reservam diretamente em sites de hotéis começam suas pesquisas no Tripadvisor
- 25% de todo tempo gasto na jornada de compra do cliente é no Tripadvisor
- O Tripadvisor influenciou gastos com turismo de US$546 bilhões
Analisando estes números, você começa a entender porque avaliações de outros usuários, reputação do estabelecimento e, principalmente, a entrega da experiência desejada pelo viajante são tão importantes.
Com tanto tempo, dinheiro e esforço gastos na hora de viajar, ninguém quer errar a mão e acabar num hotel errado, com o serviço errado, no destino errado, pelo preço errado.
Essa é a responsabilidade que você, hoteleiro, tem: Honrar a escolha do seu hóspede, entregando o que prometeu e tornando esse longo processo, mais do satisfatório: Mágico!
4 Dicas para + Oportunidades
- Dê aos viajantes o que procuram: Ofertas Especiais
Apenas 4% dos hoteleiros ouvidos na Tripbarometer (pesquisa anual do Tripadvisor) acreditam que ofertas especiais influenciam reservas.
Ao mesmo tempo, quase 50% dos viajantes disseram que concordam que tais ofertas influenciam na hora de escolher um hotel. A maioria só faz a reserva após encontrar alguma oportunidade.
Eles estão só esperando você criar algo: Café da Manhã como cortesia, estacionamento com desconto, upgrade de quarto, enfim… aqui a criatividade pode rolar solta.
A pergunta é: O que você pode oferecer ao hóspede e gerar valor a hospedagem ? - Serviços e Comodidades
25% dos hoteleiros ouvidos na Tripbarometer acreditam que serviços e comodidades influenciam na quantidade de reservas.
Já no caso dos viajantes, 3/4 acreditam que wi-fi grátis e piscina são essenciais.
Mesmo assim, você não precisa construir uma piscina olímpica. Detalhes como secadores nos quartos, aperitivos no check-in e check-out, bicicletas de aluguel como cortesia ou outras amenidades podem transformar a experiência do hóspede sem fazer você gastar muito. Afinal, nem todo hotel pode arcar com renovações gigantescas.
Não deixe de divulgar as comodidades de sempre e as novas, seja no site, nos quartos, através de e-mail marketing, remarketing e etc.
Divulgar esses serviços e comodidades chama a atenção dos viajantes e dão mais motivos para seus hóspedes avaliarem e mencionarem essas ótimas experiências. - Receba + Reservas com as Avaliações Online
Quase 90% dos viajantes disseram que as avaliações são essenciais na hora de reservar, enquanto apenas 64% dos hoteleiros acham a mesma coisa. (Dados da pesquisa Tripbarometer)
Pergunte por ai se quem comprou viagens online leram as avaliações. Com certeza a esmagadora maioria dirá que sim e, digo mais: Aposto que dirão que jamais reservam acomodações que não tenham avaliações positivas.
Como já falamos, manter seu perfil atualizado no Tripadvisor e outros metabuscadores é essencial, além de ter um processo estipulado para incentivar, coletar e responder as avaliações. - Trate os hóspedes como Reis e Rainhas
Sua estratégia pode ser perfeita. Seu hotel impecável e cheio de serviços e comodidades.
Mas o que mais conta é a boa e velha hospitalidade. Sem ela, seus esforços serão dobrados. Philip Kotler é um visionário do marketing e nos mostrou que conquistar um cliente novo custa de 5 a 7 vezes mais que mantê-los.
E é na hospedagem que você fideliza um viajante.
Apesar de parecer óbvio, apenas 1/3 dos hoteleiros ouvidos na Tripbarometer acreditam que a experiência dos hóspedes determina se eles escolherão o mesmo hotel no futuro. Erro crasso!
Coloque-se no lugar dos viajantes. Planejar uma viagem é difícil. Não encontramos o hotel perfeito em um piscar de olhos. Se já tivemos ótimas experiências com uma acomodação ou marca, por que buscar outra?
A mesma pesquisa mostra que 86% dos viajantes escolheriam o mesmo hotel em caso de boas experiências.
Pense além: Como já falamos neste artigo do blog sobre NPS, os viajantes recomendam produtos e serviços para amigos, familiares e conhecidos, criando um efeito dominó que não pode ser desprezado.
A BEN pode te ajudar
Mesmo com recursos grátis, dominar o Tripadvisor requer tempo e estudo. E nós entendemos que não é fácil, ainda mais quando existem diversos outros canais de venda, online e offline, além dos problemas e tarefas rotineiras da administração de um hotel.
É por isso que a BEN existe: Queremos que tenha mais tempo para o que você ama fazer, enquanto turbina suas receitas deixando a BEN vender pra você.
Conheça nossos planos e serviços e aproveite: Até dia 01/07/21 nosso plano CONSULTORIA está com 30% de desconto no primeiro mês,